Entre os dias 21 e 23 de maio, o Município de Alcoutim fez-se representar pelo Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, João Carlos Simões, no XII Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, que decorreu nos municípios do Funchal, Machico e Ponta do Sol, na ilha da Madeira.
O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre autarcas, especialistas nacionais e internacionais, para debater estratégias de resiliência urbana no contexto das alterações climáticas e da gestão de riscos. Inserido na campanha global das Nações Unidas “Making Cities Resilient 2030” (MCR2030), o encontro destacou o papel das tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, na área da Proteção Civil.
O programa MCR2030 – Making Cities Resilient 2030 do Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofe tem como objetivo fomentar a adoção de práticas que visem a redução do risco de desastre através da prevenção e preparação da população, contribuindo para o aumento da resiliência das cidades às catástrofes. Em Portugal existem cerca de 80 municípios distinguidos, entre os quais, os 16 municípios do Algarve. O Município do Alcoutim está integrado na rede desde 2018 através de candidatura conjunta do Algarve, que constitui uma região-piloto por ser uma região em que todos os municípios cumprem os critérios de região resiliente e por se envolverem na prossecução dos mesmos objetivos e causas.
Através de dois encontros anuais, reúnem-se autarcas, Serviços Municipais de Proteção Civil, especialistas nacionais e internacionais para debater estratégias de resiliência territorial, e onde se promove a partilha de conhecimentos, experiências e boas praticas.