Património Natural
Um dos principais afluentes do rio Guadiana do Nordeste Algarvio, a ribeira de Odeleite atravessa a freguesia de Vaqueiros e vai desaguar no rio Guadiana, junto ao monte Foz de Odeleite, no concelho de Castro Marim.
Nela as populações podiam dedicar-se à pesca, à moagem do cereal nas dezenas de moinhos de água que aí existiram, ao cultivo nas várzeas (terrenos de aluvião que normalmente são mais produtivos) e ainda dar de beber aos rebanhos de gado e abastecer-se de água. Das suas margens recolhiam ainda ervas aromáticas, para a confeção dos pratos tradicionais e para chás e beberagens medicinais, e canas, para a construção dos telhados das suas habitações e para a confeção de cestos e canastras.
Atualmente a ribeira é frequentada para atividades de lazer ao ar livre e zona balnear no verão. Junto ao monte dos Bentos, na freguesia de Vaqueiros, é a principal atração das comemorações do 1 de maio. No final do século XX no seu curso, junto à aldeia de Odeleite, no concelho de Castro Marim, foi construída uma das maiores barragens da região algarvia, a Barragem de Odeleite, cuja albufeira é famosa pela forma de um dragão azul.